Embora as grandes empresas já tenham alcançado vantagens em SEO que não podem ser ignoradas, é possível competir com elas e ter melhor posição no Google. Saiba como!
Todo mundo está na internet e as empresas precisam estar também para conquistar seu público alvo. Hoje, o empresário que não pensa em marketing digital já está atrás de seus concorrentes.
E essa “obrigatoriedade” não se resume apenas às grandes empresas. Os pequenos empresários já estão trazendo seus negócios para a internet, pensando cada vez mais em estratégias de SEO para trazer mais acessos para o site de sua empresa.
Mas como competir com empresas grandes, que possuem muito mais orçamento para investir em marketing digital e melhor posição no Google? Confira as dicas de quem é especialista na área!
Por que melhorar a posição do seu site no Google?
O usuário, ao buscar um produto ou serviço, raramente passa da segunda e a terceira página de resultados no Google. Existem diversos estudos que comprovam este fato, principalmente no Brasil.
Então, estar entre as três primeiras páginas de resultados quando buscam por seu nicho é essencial para trazer mais acessos orgânicos ao seu site.
E aparecer na primeira página do ranking do maior buscador da internet exige investimento (seja de tempo ou dinheiro), além de proporcionar a competição com as outras empresas de seu ramo de atuação.
Mas, como competir com empresas grandes e ganhar melhor posição no Google? Para mostrar que é possível, vamos dar um exemplo real.
Veja abaixo a experiência da agência de marketing digital, Gluz Digital, do especialista em SEO e marketing digital: Guilherme da Luz!
Competir com empresas grandes e ganhar melhor posição no Google é possível
Guilherme da Luz possui mais de 10 anos trabalhando com marketing digital e como especialista em SEO. Em todos os seus anos de atuação, acumulou muitas experiências que refletem positivamente em todo trabalho desenvolvido na sua agência.
A agência Gluz Digital possui grandes marcas como clientes e vem desenvolvendo um trabalho que mantém as páginas nas primeiras posições do Google. Entre as páginas que a agência de marketing digital cuida, está a Smartia Seguros.
Esta é uma insurtech (insurance + technology, ou seguro + tecnologia) que conecta os consumidores às principais corretoras e seguradoras. E para atrair e gerar leads, a agência investe nas principais estratégias de marketing de conteúdo.
Assim, o site oferece tudo o que o usuário interessado em contratar seguro auto, viagem, plano de saúde e outros tipos de seguros procuram e precisam. Ou seja, além de conseguir efetuar a cotação on-line, eles contam com um blog que possui conteúdos detalhados e objetivos, informando e auxiliando os consumidores.
Com o trabalho realizado pela Gluz Digital, a empresa está competindo diretamente com grandes seguradoras nos buscadores, como o Google. A insurtech já conta com vários conteúdos com posição zero (Featured Snippet) ou primeira posição no maior mecanismo de buscas.
Veja um exemplo de palavras-chave fortes e que competem diretamente com grandes seguradoras:
- Smartia está com posição zero para a palavra-chave ‘preço seguro moto’:
- Smartia Seguros está na primeira posição do Google para a palavra-chave melhores seguradoras auto:
Esses são alguns exemplos que provam que sim, é possível competir com empresas grandes e ganhar melhor posição no Google. Mas é preciso investir nas estratégias certas para ranquear o seu site.
E para te ajudar, listamos aqui algumas dicas que dão certo. Confira!
Como melhorar o posicionamento do site da minha empresa no Google?
Existem uma série de ações que podem ajudar a melhorar o posicionamento do seu site, trazendo mais acessos e, consequentemente, clientes. Conheça algumas!
1. Antes de tudo, analise o desempenho do seu site
Antes de colocar em prática as ações para melhorar sua posição no Google, analise se o seu site utiliza técnicas de SEO e como está o desempenho geral dele. Identifique os elementos que podem prejudicar o alcance das primeiras posições do mecanismo de busca.
Existem ferramentas gratuitas de monitoramento que fazem uma “varredura” em seu site e identificam os erros. Além disso, sugerem otimizações para seu site.
2. Pesquisa de palavras-chave
Para que seu site tenha um bom posicionamento, o ideal é trabalhar seu conteúdo incluindo palavras-chave que tenham um número alto de buscas. Para saber os termos, existem diversas ferramentas gratuitas (até do próprio Google) que mostram as palavras-chave mais buscadas em cada nicho.
Ao colocar seu conteúdo no site, o ideal é que a palavra-chave escolhida esteja no título de seu texto. Mas, este não pode passar de 68 caracteres para que o sistema do Google faça uma melhor leitura.
Além disso, tenha em mente que o excesso de keywords no texto não é saudável para o sucesso da sua página. Considere usar variações da palavra-chave principal, incluindo-as naturalmente ao texto, sem forçá-las, inclusive, no subtítulo (H2).
No geral, ações que dão resultados incluem o uso da palavra-chave principal:
- Título, H1 (título 1);
- H2 (subtítulos);
- Meta descrições;
- imagem Alt Text;
- Corpo do texto ou na descrição da página.
Se você utiliza a plataforma WordPress, então pode investir em plugins que te ajudam a fazer a inserção das palavras-chave, como o Yoast SEO.
Além disso, sempre que possível, priorize o uso de palavras-chave de cauda longa. Ou seja, termos compostos por mais de três palavras. Estas costumam gerar tráfego qualificado para a página e ainda têm menos concorrência.
Veja um exemplo abaixo do cliente da Gluz Digital, para uma pesquisa de palavras-chave de cauda longa. Na busca, a Smartia Seguros está na primeira posição no Google:
3. Otimizar o SEO do seu site
São diversas ações para otimizar o SEO (sigla do inglês Search Engine Optimization), a própria escolha e inserção de palavras-chave no conteúdo da página é uma delas.
O uso das URLs adequadas, ou seja, o endereço da sua página também pode ajudar o Google a fazer uma melhor leitura de seu site, ajudando no posicionamento.
Os backlinks, links de outros sites que apontam para o seu site, podem também ser uma ferramenta que auxiliam no ranqueamento do Google. Quanto mais páginas apontando para seu site, melhor o posicionamento dele. Um bom exemplo de backlink de qualidade é escrever um guest post (postagem de convidado) em outros sites ou blogs.
4. Campanhas no Google AdWords
As campanhas no AdWords são anúncios pagos que te colocarão nos primeiros lugares nas páginas de busca, de acordo com as palavras-chave escolhidas. O Google possibilita a criação de diversas campanhas e anúncios, filtrando pelo seu público alvo e auxiliando na escolha das melhores palavras-chave de acordo com seu nicho.
Muitas pessoas acreditam que somente realizando campanhas no AdWords é suficiente para aparecer nas primeiras páginas do Google. Mas é necessário que o site tenha um SEO otimizado, sendo a campanha de anúncios pagos o último passo para conquistar um melhor posicionamento.
Confira abaixo um exemplo de campanha no Google AdWords de um dos clientes da agência Gluz para a busca pelo termo ‘preço do seguro auto’:
Então, agora você está convencido de que é possível competir com empresas grandes e ganhar melhor posição no Google? Só não deixe de investir nas estratégias certas para o seu nicho de negócio!