guilhermedaluz.com

Palavras-chave: análise completa sobre a importância, implementação e como escolher as melhores

Palavras-chave: como escolher as melhores
Imagem: Rawpixel.com / Freepik

A estratégia de conteúdo com palavras-chave não é novidade. Mas será que ela ainda é importante? Entenda tudo aqui!

As palavras-chave são um dos pilares fundamentais na hora garantir o crescimento orgânico da sua página. 

Dentro do marketing digital e das estratégias de SEO, esse conjunto central de ideias é imprescindível para qualquer negócio. Para colocar seu blog nos primeiros resultados de busca do Google, esse caminho tem que ser feito através das palavras-chave.

Pensando nisso, reunimos uma análise completa da importância desse elemento para você! 

O que são palavras-chave?

Podemos definir as palavras-chave, ou keywords, como a forma principal que os usuários realizam buscas na internet. 

Isto é, ao pesquisar algo no Google, usamos termos centrais que possam facilitar a busca. Esses termos ou expressões centrais podem ser definidos como a melhor forma do público encontrar seu conteúdo na web. 

Com o uso das técnicas de SEO, é possível implementar palavras-chave ao longo do corpo textual de maneira pontual. Afinal, a simples repetição de um termo sem sentido com a ideia geral do texto, não traz benefícios. 

Pelo contrário, essa prática pode prejudicar todo seu investimento em criar o blog e posicioná-lo nos primeiros resultados de pesquisa. Afinal, o Google não considera este tipo de uso como um conteúdo valioso para seus usuários.

Qual a importância das palavras-chave para a sua empresa?

Com a definição das palavras-chave, podemos perceber como esse conjunto de palavras são fundamentais para o crescimento de qualquer empresa. 

Em primeiro lugar, utilizar keywords é primordial para que seu blog seja encontrado na web e obtenha destaque. Não podemos esquecer que o mecanismo de ranqueamento do Google prioriza conteúdos que sejam relevantes. 

Assim, o uso correto das estratégias de SEO também são muito importantes. Através dessa análise, o Google seleciona o que pode ser útil aos usuários na sua página.

Por esse motivo, não adianta utilizar keywords que não consigam conter soluções para as perguntas das pessoas. Afinal, toda keyword deve ser usada como uma ferramenta para solucionar problemas. 

Palavras-chave análise completa sobre a importância, implementação e como escolher as melhores
Imagem: diana.grytsku / Freepik

Como escolher e implementar palavras-chave corretamente?

A escolha das palavras-chave deve ser feita com base em diversos fatores. De modo geral, o mais importante é utilizar keywords que possam estar relacionadas com o conteúdo produzido. 

Por exemplo, se você pretende escrever sobre dicas de estratégias SEO, pode-se utilizar “estratégias SEO” como a principal keyword do texto. Entretanto, antes de ter isso definido, é indicado pesquisar os termos mais procurados para usar sinônimos. 

Essa pesquisa prévia é imprescindível para te auxiliar a implementar as keywords que estejam vinculadas ao seu nicho de atuação. Ou seja, também são essenciais para direcionar suas estratégias de marketing ou de conteúdo. 

Sem contar que, ao elaborar uma lista de palavras-chaves a serem implementadas, você está criando um planejamento estratégico seguro.

Como forma de escolher as melhores opções, existem alguns parâmetros que podem ser seguidos: 

1. Short tail, middle tail ou long tail

Essas denominações estão relacionadas ao volume de busca das keywords. Em português, seriam cauda curta, cauda média e cauda longa.

Diz-se que as short tail costumam ter alto volume de busca, o que aumenta a concorrência de uso dessas expressões. Já as que são consideradas middle tail possuem volume médio de busca, enquanto as long tail apresentam menor concorrência. 

A escolha do formato de keywords depende do objetivo que você queira alcançar com seu uso. Por exemplo, a long tail é ideal para atrair clientes específicos e gerar potencial de venda para seus produtos. 

2. Dificuldade de ranqueamento

Apesar de ser importante utilizar um bom planejador de palavras-chave, não se pode ignorar a dificuldade de ranqueamento.

Por isso, ao escolher os termos ou expressões que possuem mais concorrência, é necessário buscar estratégias que possam agregar seu sucesso. De nada adianta esperar que o alto nível de concorrência não interfira no seu desempenho. 

É preciso analisar a concorrência para desenvolver estratégias de ação mais efetivas no mercado. Para assim, conseguir estar nos primeiros resultados nas pesquisas realizadas no Google.

3. Intenção de busca

Outro aspecto importante é a dimensão da intenção de busca por cada palavra-chave. 

A intenção pode ser dividida em: navegacional, informacional ou transacional. Para a intenção navegacional, o termo central é utilizado como forma de direcionamento para uma página ou destino. 

Já a informacional diz respeito à procura por soluções para problemas, como citamos anteriormente. Essa seria para perguntas como “remédios para enjoo” buscam por uma solução, ou seja, por uma informação. 

Por último, a transacional é voltada para a intenção de compra e venda. A lógica por trás dela é atrair novos clientes que estejam procurando por produtos similares ao seu produto. 

Como pesquisar palavra-chave
Imagem: marymarkevich / Freepik

Uma estratégia com palavras-chave

Ao construir uma boa estratégia com palavras-chave, você consegue obter resultados positivos variados, como o alcance maior de público e até criar uma personalidade para a sua marca.

Mas saiba que, como toda estratégia online, é muito importante que você não deixe de continuar analisando e estudando o uso das palavras-chave. 

Lembre-se que a todo instante são criadas novas tendências ou formas de implementar keywords. E para garantir que seu negócio não deixe de crescer organicamente, é preciso sempre ter atenção para as constantes atualizações do mercado.

Dessa forma, você consegue garantir um conteúdo sempre alinhado com as boas práticas, capaz de atrair público e gerar leads.

Como conseguimos bons resultados investindo em palavras-chave

Como você viu, investir no uso correto de palavras-chave é uma excelente estratégia para alavancar a sua marca nas pesquisas orgânicas. Na agência Gluz Digital, aplicamos os métodos listados acima e conseguimos colocar a página dos nossos clientes em destaque no Google.

Com isso, atrair mais usuários e, por meio dos conteúdos oferecidos pelos portais, transformá-los em leads. Mas, não basta apenas selecionar determinadas palavras sugeridas no planejador de palavra-chave para inserir nos conteúdos. É fundamental investir nas estratégias certas.

Ao usar algumas das ferramentas para acessar dados de palavras-chave, você vai receber uma lista de variações. Assim, poderá mensurar quais vai inserir no seu conteúdo, indo além da palavra-chave primária.

Exemplo de como trabalhar com diferentes palavras-chave no mesmo conteúdo

Para um de nossos clientes, que atua no nicho de seguro auto, trabalhamos diferentes variações de keywords. No conteúdo com título sobre “Seguro auto completo”, inserimos as palavras-chave mais fortes e relacionadas ao assunto. Entre elas, estão: 

  • Seguradora de carro, com volume de buscas de 33100;
  • Seguro de carro, com volume de buscas de 33100;
  • Seguro auto, com volume de buscas de 22200;
  • Seguradora automotiva, com volume de buscas de 6600;
  • Cotação de seguro, com volume de buscas de 4400;
  • Cotar seguro online, com volume de buscas de 1000;
  • Valor de seguro de carros, com volume de buscas de 720;
  • Entre outras.

Mas, não se trata apenas de ‘jogar’ as palavras no texto. É preciso inserir naturalmente e de forma que faça sentido ao assunto abordado, sem exageros.

Nós optamos por trabalhar com subtítulos relevantes e variados para, assim, inserir diferentes palavras-chave. Isso inclui tanto a inserção nos subtítulos, quanto no corpo do texto.

Como resultado, o conteúdo está na primeira posição do Google, competindo com grandes portais do mesmo nicho. Entre eles, o Banco BV, a Porto Seguro e a Youse.

como trabalhar com diferentes palavras-chave

Na imagem é possível ver que trabalhar com variadas palavras-chave contribui para que o seu conteúdo seja visto pelos potenciais clientes por estar na primeira posição do Google. Acima, um exemplo da palavra-chave principal no título e variações na meta descrição, que inclui: “seguradora de carro” e “cotação de seguro”.

Então, preparado para implementar as melhores palavras-chave em seus conteúdos e aumentar o seu tráfego orgânico? Se precisar de um auxílio, pode entrar em contato conosco para ter um apoio especializado para criação de conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *