guilhermedaluz.com

Conteúdo MoFu: onde usar e transformar um lead em um cliente potencial

Conteúdo MoFu: onde usar e transformar um lead em um cliente potencial

Imagem: rawpixel.com / Freepik

O conteúdo MoFu é considerado o meio do funil de marketing. Saiba onde usar e transformar um lead em um cliente potencial.

Conteúdo MoFu é um termo bastante corriqueiro para quem trabalha com marketing de conteúdo, mais específico com as etapas funil de vendas.

Este funil é um modelo que analisa as etapas que o cliente percorre no processo de compras. Neste sentido, saber em qual etapa seu público-alvo se encontra, proporciona direcionar os conteúdos de inbound marketing.

Afinal, não é eficaz que uma pessoa no topo do funil, receba conteúdo do fim do funil.

Falando nisso, essas são duas etapas muito enfatizadas na hora da venda. Mas, e o meio do funil?

Saiba tudo sobre o meio do funil, e como o conteúdo MoFu pode estreitar seus relacionamentos com o consumidor, transformando um lead em potencial cliente.

Quais são as etapas dos funis de vendas?

Saber como trabalhar com funis de venda é importante para transformar leads em clientes. Neste sentido, podemos resumir as etapas do funil de vendas em ToFu, MoFu e BoFu.

No topo do funil, ou ToFu, estão concentradas aquelas pessoas que têm um problema, mas estão apenas buscando informações para resolvê-lo. Assim, o conteúdo foca em esclarecer suas dúvidas, sem um apelo comercial direto.

Já o meio do funil, ou o conteúdo MoFu, é focado e objetivo, fazendo com que os visitantes da página se transformem em leads. Iremos explicar detalhadamente o conteúdo MoFu e a sua importância.

Logo, o fim do funil, é o BoFu. De fato, esta é a etapa em que você realmente convence o lead que a sua empresa é a ideal.

Assim sendo, de forma macro, estas são as três principais etapas de um funil de marketing e cada uma tem certa relevância. Neste sentido, criar conteúdo MoFu é fundamental para que a venda se concretize.

O que é o MoFu?

O MoFu é reconhecido como conteúdo meio de funil. Esta etapa também é considerada como o momento de conversão. Ou seja, é quando uma pessoa de público geral se torna um lead em potencial.

O motivo do conteúdo inbound marketing ser um funil, é que as informações vão se estreitando. Neste sentido, quanto mais próximo ao fim, mais a pessoa está interessada no produto ou serviço que a empresa oferece.

Desta forma, o meio de funil ainda não é a etapa em que se é realizada a venda. Por isso, o conteúdo MoFu deve ser mais aprofundado, informativo e com informações relevantes para a tomada de decisão.

Assim, o conteúdo MoFu deve ser direcionado às necessidades específicas do potencial cliente. Além disso, é possível prover materiais educativos, sendo o mais persuasivo possível.

Embora o MoFu seja muito importante para o ciclo de vendas, muitas empresas acabam negligenciando esta etapa. Por isso, pode ser vantajoso contratar uma consultoria em marketing digital, principalmente para auxiliar na criação de conteúdo para este público.

Onde usar o MoFu para transformar um lead em cliente potencial

O conteúdo MoFu proporciona que as pessoas sigam o trajeto para concretizar a compra. Neste sentido, o conteúdo MoFu deve fornecer mais informação, já que o público possui mais conhecimento do que na etapa anterior. 

Assim sendo, é importante oferecer um conteúdo que explique em detalhes o tema ou a solução abordada.

É importante considerar que nesta etapa o possível cliente apenas constatou uma demanda, mas não decidiu por sua empresa. Então, o conteúdo também precisa gerar confiança.

Desta forma, a aproximação e a confiança são frutos da excelência realizada na produção do conteúdo MoFu. Afinal, é nesta fase que seu negócio demonstra o quanto é especialista no assunto.

Por isso, aumente as chances de conseguir concluir a venda oferecendo conteúdos. Anote algumas dicas!

1. Tenha clareza quanto ao público em que é destinado ou problema que soluciona

Outra questão dos títulos criativos é que precisam deixar claro como irão beneficiar o usuário que acessar o conteúdo.

Por isso, demonstre o quanto antes como o problema ou a dor da pessoa será solucionada. E, a melhor maneira de fazer isso, é com o título.

2. Post em blogs

Para ser um conteúdo MoFu, os posts são mais aprofundados, com foco no público que já possui conhecimento prévio.

O objetivo é explicar detalhadamente como a demanda pode ser solucionada. Mencionado, de forma indireta, mas enfática, todas as vantagens do seu produto ou serviço.

3. Conteúdo para download

Outra maneira de informar os clientes é proporcionando conteúdos adicionais para estudo, como os e-books.

Além de ser uma oportunidade maior de demonstrar a sua especialidade na área, geralmente este conteúdo requer que o usuário forneça seus dados de contato antes do download.

Neste sentido, esta é uma estratégia vantajosa para estreitar as relações com o potencial cliente. Além de contribuir para as abordagens do fundo de funil.

4. E-mail marketing e Newsletter

O e-mail marketing ou newsletter é uma maneira super eficaz e prática para promover o conteúdo MoFu. Afinal, a automação de marketing proporciona disparar conteúdos com gatilhos específicos baseados na tecnologia.

Neste sentido, ao usar o e-mail marketing você direciona o conteúdo conforme a jornada de compra em que esta pessoa específica esteja.

5. Lives, Webinar e bate-papo ao vivo

Indiscutivelmente a tecnologia tem o poder de aproximar pessoas. Da mesma forma que fez surgir o desejo de um contato mais pessoal entre empresas e consumidores.

Por isso, dar uma “cara” para a sua marca ou negócio é fundamental. Neste sentido, usar os bate-papo ao vivo não apenas te aproxima do consumidor como aumenta as chances de converter lead em clientes.

Afinal, este recurso possibilita que o público potencial tire suas dúvidas diretamente. Além disso, as perguntas e objeções que surgem, servem como inspiração para novos conteúdos MoFu.

Ok - Conteúdo MOFU onde usar e transformar um lead em um cliente potencial

Imagem Freepik / Freepik

Outros conteúdos MoFu

Como o objetivo é proporcionar informação de qualidade, sua empresa pode oferecer outras diversas opções como questionários, planilhas, infográficos, templates, testes e vários outros.

É importante salientar que o conteúdo MoFu não tem o objetivo de finalizar uma venda. Mas, obter um ponto de contato maior com o cliente potencial.

Como aplicamos conteúdos MoFu e como isso impacta nos resultados?

Na Gluz trabalhamos com vários clientes, tanto para produção de conteúdos para sites próprios, quanto para seus parceiros de guest post. Em ambas as produções buscamos sempre aplicar as etapas do funil de vendas em ToFu, MoFu e BoFu.

Para as publicações de conteúdos realizadas diretamente no portal do cliente, aplicamos chamadas no meio do conteúdo. Assim, na parte do conteúdo MoFu, inserimos informações que instigam os leitores a adquirir o produto/serviço.

Exemplo 1: 

Como as etapas do funil de vendas impacta nos resultados?
Imagem: SeguroAuto.org

Para um de nossos clientes, com nicho voltado para a cotação de seguros de veículos, explicamos sobre a importância do serviço, levantamos as vantagens e ‘jogamos’ chamadas no meio do conteúdo para incentivá-lo a cotar o seguro.

Assim, instituímos o mesmo sobre o assunto principal e, sem forçar, deixamos a opção de usufruir as vantagens desse tipo de proteção. Veja um exemplo:

O título do conteúdo acima é “Seguro para carros antigos” e o início, ToFu, tira as principais dúvidas do leitor. Ou seja, aborda sobre a dificuldade em encontrar seguro para carro com mais de 10 anos e explica por que as seguradoras costumam recusar esse tipo de proteção, além de outros.

Portanto, o início visa esclarecer as dúvidas do leitor, sem apelo comercial. Já o conteúdo MoFu é mais objetivo, transformando os visitantes leads. 

Mas, para isso, levantamos diferentes informações focadas no tema principal, gerando confiança para que o leitor, ao se decidir por contratar a proteção para seu veículo, faça a cotação no site.

Exemplo 2:

Dicas para transformar um lead em cliente potencial

Imagem: Babbel

Nesse exemplo acima, criamos um conteúdo MoFu para o cliente da Gluz Digital, Babbel. O título é “Como falar italiano: bom dia, boa noite e olá” e aborda o tema de forma bastante dinâmica.

Assim, conseguimos trabalhar o conteúdo MoFu com sucesso, como mostra a imagem acima. Afinal, a Babbel é um aplicativo de idiomas, com ensino de diferentes línguas estrangeiras, incluindo o Italiano.

Neste caso, o conteúdo ToFu responde o título e traz curiosidades sobre o tema principal. Assim sendo, o conteúdo MoFu oferece informações relevantes, aprofundadas e informativas, mas de um jeito mais dinâmico. 

Com isso, conseguimos, por meio do conteúdo, despertar o interesse do leitor em aprender italiano. Afinal, trabalhamos o texto para mostrar o quão atrativo é dominar essa língua.

Ao final, ficou muito mais fácil inserir o conteúdo BoFu, mostrando por que o leitor deveria escolher a Babbel como sua escola de idioma online. 

Então, depois dessa explicação você já está preparado para criar seu conteúdo MoFu? Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *